Solar System Portal
O estudo de pequenos corpos no Sistema Solar apresenta desafios consideráveis, principalmente devido aos seus pequenos tamanhos e vastas distâncias. Um método para superar esses obstáculos envolve estudos indiretos através de uma técnica conhecida como ocultação estelar. Historicamente, a predição precisa destes eventos se provou ser difícil devido à falta de mapas estelares suficientemente precisos. No entanto, os avanços recentes transformaram esta cenário, permitindo predições de ocultações estelares altamente precisas para corpos do Sistema Solar. A técnica de ocultação estelar é uma ferramenta crucial para estudar estes corpos, especialmente os TNOs, oferecendo informações precisas sobre os seus tamanhos e posições, bem como sobre o seu entorno, graças a uma das características mais marcante da técnica: a tradução de alta resolução temporal em alta resolução angular. Dado o esperado aumento de dez vezes no volume de dados do Sistema Solar a partir do Legacy Survey of Space and Time (LSST), o Portal do Sistema Solar pretende ser uma solução de computação de alto desempenho que prevê, organiza e distribui esses eventos, tornando-os globalmente acessíveis para a comunidade, ao mesmo tempo que alivia a carga computacional.
Este portal está divido entre uma interface pública e uma inteface destinada a usuários membros. Para acessar todas as predições de ocultações públicas acesse o LIneA Occultation Prediction Database e para uso avançado da plataforma consulte a documentação.
O LIneA Solar System Portal é destinado aos membros da colaboração Transneptunian Occultation Network (TON). Clique aqui para saber mais sobre a TON.