Ir para o conteúdo

Solar System Portal

O estudo de pequenos corpos no Sistema Solar apresenta desafios consideráveis, principalmente devido aos seus pequenos tamanhos e vastas distâncias. Um método para superar esses obstáculos envolve estudos indiretos por meio da técnica de ocultação estelar.

Historicamente, a previsão precisa desses eventos mostrou-se difícil devido à falta de mapas estelares suficientemente precisos. Contudo, avanços recentes transformaram esse cenário, permitindo predições de ocultações estelares altamente precisas para corpos do Sistema Solar. A técnica de ocultação estelar é crucial para estudar esses corpos, especialmente os objetos transnetunianos (TNOs), fornecendo informações precisas sobre tamanhos e posições, características do entorno, etc. Isso é possível graças a uma das características mais marcantes da técnica: a conversão de alta resolução temporal em alta resolução angular.

Com o aumento esperado de dez vezes no volume de dados do Legacy Survey of Space and Time (LSST), o Portal do Sistema Solar surge como uma solução de computação de alto desempenho para:

  1. Calcular predições para eventos de ocultação estelar;
  2. Organizar e distribuir dados;
  3. Tornar os eventos acessíveis globalmente;
  4. Reduzir a carga computacional do usuário;

Acesso ao Portal de Sistema Solar e seus serviços

Interface pública

Área restrita

  • Destinada a membros da colaboração Transneptunian Occultation Network (TON)
  • Saiba mais sobre a TON aqui

Última atualização: 30 de abril de 2025