LSST PZ Server
Inspirado no DES Science Portal, o PZ Server (pzserver.linea.org.br) está sendo desenvolvido como parte da contribuição in-kind do LIneA para o LSST para ser um serviço online, complementar à plataforma Rubin Science Platform, para armazenar e compartilhar dados auxiliares relacionados a "photo-z" (redshifts fotométricos). Ele permitirá gerenciamento de dados, compartilhamento entre usuários e controle de proveniência.
Hospedado no IDAC do Brasil, o serviço estará disponível para todos os usuários com acesso aos dados LSST, sem restrições geográficas. Seu código será aberto no GitHub, conforme exigido no acordo de contribuição in-kind entre o LIneA e o Observatório Rubin.
O dados hospedados no PZ Server também podem ser acessados por meio da biblioteca Python pzserver
(veja o Jupyter notebook com tutorial de uso da biblioteca e a página de documentação da API para mais detalhes).
O foco inicial é apoiar a PZ Validation Cooperative durante a fase de testes do LSST, permitindo o compartilhamento de conjuntos de dados padronizados para comparação de algoritmos. Depois disso, continuará útil para a comunidade LSST no gerenciamento de arquivos de testes diversos.
Acesse a página de descrição do programa BRA-LIN-S4 para saber mais detalhes sobre o PZ Server e as demais contribuições na área de photo-zs.